Não existe um
padrão de modelos e preços de aparelhos auditivos. A variação é bastante ampla,
conforme o modelo, fabricante e empresa que está vendendo. Mas, qualquer faixa
de preço de qualquer empresa, do mais simples ao mais sofisticado, está dentro
da faixa maior de mil
a dez mil reais cada aparelho.
É extremamente útil ao comprador e ao usuário entenderem
alguns aspectos básicos para
ficarem satisfeitos mais à diante, sem riscos e sem as amargas
experiências:
1- Os aparelhos auditivos não são padronizados. São várias dezenas
de marcas; e, a quantidade de modelos por marca pode alcançar muitas dezenas. O
que nos leva a concluir que no mercado brasileiro temos várias centenas de
modelos, podendo chegar perto de mil modelos, que
estão em constante modificação.
2- As marcas e modelos de empresas
diferentes são, normalmente, diferentes. Mesmo que se
obtenha
a marca e modelo de uma empresa, nem sempre é possível achar um equivalente
exato. Pois, além de as especificações mais técnicas nem sempre serem
divulgadas, a quantidade de modelos existentes inviabiliza a comparação por
modelo.
4- As diferenças de preços entre modelos do mesmo fabricante, de
aparelhos auditivos, têm resultados bastante diferentes. A TV pode ser utilizada
com mais, ou menos satisfação, conforme a adequação do aparelho para as
condições do telespectador; mas, dificilmente deixa de cumprir a sua função.
Apesar de o aparelho auditivo ser para muitos um auxílio
imprescindível, o aparelho pode variar muito em termos de utilidade e
conforto.
Ele tem um componente de dependência muito pessoal que pode desmotivar o seu uso
ou tornar-se pouco efetivo. Portanto, o primeiro fator para escolher o aparelho
mais adequado é a consideração do paciente e depois o
valor.
5- Podem existir empresas trabalham com uma faixa de preços
estreita e baixa, estas são as “pequenas e precárias”; são de alto risco.
Aquelas que têm aparelhos de no máximo três a quatro mil reais também não
merecem atenção. Normalmente, a maior parte das empresas trabalham com a variação global de preços semelhantes
(sempre está entre mil a dez mil reais). Desta forma, não é possível avaliar,
por telefone, qual (ou quais) aparelho vai ser selecionado pelo fonoaudiólogo
para uma determinada pessoa. Portanto, não tem fundamento a escolha de uma
empresa pela faixa de preços, menos ainda pelo valor mínimo. Seria o mesmo que
escolher uma ótica perguntando, por telefone, qual a faixa de preços dos óculos,
se as lojas praticassem faixas parecidas.
6- Preço abaixo de mil reais é, no mínimo, atípico.
Pois, no mercado de vendas em volume, os preços são superiores a esse
valor. Esse valor mais baixo é raríssimo, pois é inviável para qualquer
empresa séria operar. Mesmo em “promoção”, os aparelhos auditivos
próximos a este valor são pouco indicados, dado que é adequado para uma
parcela reduzida de usuários ou são aqueles modelos preteridos pelos
usuários.
7- Os vendedores podem citar qualquer valor por telefone. Pois,
o aparelho vai depender de muitos fatores como os ambientes que
freqüenta, atividades, habilidades, sensibilidade, preocupação estética,
etc. A avaliação técnica do fonoaudiólogo considera, ainda, muitos
outros fatores que não é possível detectar por telefone. Portanto, o
comprador e o usuário devem tomar cuidado para não “cair no conto do
menor valor” por telefone.
8-
Numa ótica, quando se recebe o par de óculos novos, o atendente o
ajusta e dificilmente é necessário retornar à ótica para algum trabalho
com esses óculos. O aparelho auditivo difere bastante nesta parte. O
aparelho auditivo é uma prótese ativa: precisa de baterias e precisa
“trabalhar”. A adaptação é gradual; e, na medida em que o usuário se
adapta às novas condições de audição, é aconselhável um acompanhamento
para eventuais ajustes. O aparelho auditivo é um produto de componentes
minúsculos, sensível e frágil; que trabalha por longas horas e sob
condições desfavoráveis. Embora a empresa venda os aparelhos auditivos, o
trabalho dela apenas começa quando o usuário pega os seus aparelhos.
Portanto, a escolha
da empresa é tão importante na compra quanto na continuidade, para dar
bom uso do aparelho auditivo, independente do preço e empresa.
9-
O comprador pode não ter idéia da grandeza de preços e se assustar.
Pois, poderia esperar um valor muito menor que mil reais; talvez como um
tocador de DVD. Os aparelhos auditivos são próteses auditivas, com
parte dela confeccionada unicamente para um determinado usuário, é um
produto que requer muita atividade específica e diferenciada em torno
dela até a entrega e após a entrega. Além disso, é um tipo de produto
que requer alta tecnologia e investimento para desenvolvimento para ser
diluído em um baixo volume de venda, não é um produto de massa como um DVD player.
O preço de uma roupa pronta comum de loja é diferente de uma roupa
confeccionada sob medida para uma pessoa com necessidades especiais e
para uma atividade especial.
10-
A normalidade auditiva é de um tipo só, tem padrão, mas o usuário de
aparelho auditivo é diferente da normalidade. E, portanto, os usuários têm necessidades específicas e individuais –
cada caso é um caso. Da mesma forma que não existem tem duas próteses
dentárias iguais, o acoplamento acústico e os ajustes do aparelho é
único para cada ouvido.
11- Alguns aspectos podem se tornar significativos. O primeiro: precisa investigar se a empresa trabalha com “seminovos”. Pois,
isso faz com que essa empresa possa trabalhar com preços menores os
aparelhos que se vende como “novinhos em folha”. Apesar disso, tem-se
verificado casos em que não são vendidos com preços “da China”, como
seria de se esperar, mas são oferecidos com preços acima de preços de
aparelhos totalmente novos. O segundo aspecto são os “custos invisíveis” no momento da compra,
que podem vir de diversas formas após a compra. O teste domiciliar
gratuito de aparelho auditivo, sistemático, a todos os potenciais
usuários pode esconder um custo. O custo de manter o grande volume de
aparelhos de teste pode ser repassado aos que compram aparelhos
auditivos ou, alternativamente, pode ser repassado o aparelho “de teste”
àquele que compra aparelho “novo”. Outros custos que podem não ser
percebidos na compra são: o alto custo de baterias especiais para os
aparelhos, a cobrança para troca do tubinho de acoplamento, a cobrança
para ajustes e outros que a criatividade surpreende.
|
12- O segmento de aparelhos auditivos exige confiança do usuário para com a empresa. Neste aspecto é semelhante às joalherias: não há como confiar em aparelho com preço aviltado, muito baixo, distante aqueles praticados por empresas sérias.
13- Mesmo em se tratando de saúde, não dá para ignorar a questão do valor de um aparelho auditivo, mas pode ser tratado com bom senso.
Apesar de o valor ser importante, jamais a escolha deve ser feita
apenas pelo preço: é compra de alto risco e “arrependimento na certa”.
15-
Tem surgido, nos últimos anos - com muito estardalhaço, algumas
empresas que anunciam "preços campeões" de aparelhos auditivos. Neste
caso, alertamos o internauta quanto aos cuidados necessários para não fazer uma compra de aventura do tipo "o barato que sai caro".
Pois, não existe "milagre" neste mercado que já existe há décadas. Não
há como "revolucionar" na questão de custos quando os fornecedores
internacionais e nacionais são os mesmos. Sabemos que existem elementos
ocultos que o cliente não tem como perceber na fase pré-venda. Empresas
que "seduzem" pelos preços, não conseguem fazer um bom trabalho de
assistência e atenção ao usuário. Isto é absolutamente previsível e
certo. Por outro lado, é óbvio que, isto não implica que quanto maior o
valor, melhor o trabalho da empresa. Apenas alertamos que, as empresas
apelativas em preços, são potencialmente arriscadas "para se perder
saúde" (nos dois sentidos) e para dar prejuízo ao seu "bolso"
(literalmente).
16-
É importante para a pessoa que está procurando uma empresa de aparelho
auditivo entender que se trata de saúde e bem estar, que em última
análise significa qualidade de vida. A pergunta do tipo “Quanto custa um
aparelho auditivo digital, retroauricular, para perda do tipo tal, tal e
...?” não ajuda na escolha da empresa. Pois, uma boa empresa tem muitas
possibilidades para cada caso; e, a definição do aparelho auditivo é
resultado de muitos fatores e não depende somente da escolha do usuário.
Converse com algumas empresas e agende um horário com uma empresa que
tenha gostado. As empresas do segmento, normalmente, não cobram para uma avaliação.
17- Uma empresa competitiva fornece muitas formas de pagamento que viabiliza a compra em situações que aparenta estar fora de alcance. Além disso, a competitividade da empresa é chave no aspecto de valor. Pois, o melhor valor é aquele “dentro do orçamento” que
alcança melhor qualidade global em relação à outra empresa com o mesmo
valor. E, por qualidade global, entende-se do produto, do atendimento e
acompanhamento pós-vendas.
Obs.: Na Hearing & Dizziness Wellness Center, você pode economizar até 66% na compra de seu aparelho auditivo. Visite nosso site para mais informações: www.escutemelhor.com |
No comments:
Post a Comment