Thursday, February 23, 2012

Carreira de Fonoaudiólogo

No dia 09 de dezembro comemorou-se o Dia do Fonoaudiólogo. Quando pensamos na profissão que um fonoaudiólogo exerce, logo nos vem à mente, que ele apenas trata crianças com deficiências auditivas e vocais. Porém, a fonoaudiologia é uma carreira nova em relação às outras profissões da saúde, tem 27 anos de reconhecimento, e possui um leque cada vez maior de opções e especialidades.
“O fonoaudiólogo hoje é visto como um profissional que reabilita e aperfeiçoa a comunicação. Antigamente ele cuidava de pacientes que sofriam AVC (derrame cerebral), e por isto as pessoas costumam associar a profissão com o tratamento das patologias vocais e auditivas.”, afirma Ana Elisa Moreira, fonoaudióloga e diretora da Univoz, consultoria especializada em comunicação profissional, principalmente nas áreas de atendimento aos clientes.
De acordo com Ana Elisa, atualmente o fonoaudiólogo pode atuar em diversas áreas relacionadas ao aprimoramento da comunicação. “Podemos encontrar estes profissionais nas escolas, nos hospitais, nas clínicas, postos de saúde, televisões, teatros, e recentemente nas empresas. Aqui na Univoz, desenvolvemos um trabalho multidisciplinar, principalmente nos call centers, que cresceu muito nos últimos anos. O atendente precisa passar segurança ao cliente por meio da voz, e para isto há técnicas”, afirma.
Recentes estudos concluíram que a comunicação é uma das principais habilidades a ser avaliada numa entrevista de emprego, por exemplo. Pois, não adianta o profissional ter todo o conhecimento técnico necessário, porém não saber comunicar e passar adiante estas informações. Há também grandes executivos que precisam falar em público perfeitamente, ou pessoas que têm a voz como principal instrumento de trabalho, e para isto precisam criar uma série de técnicas para cuidar de suas saúdes vocais.
Para atender esta demanda, a Univoz possui atualmente 28 profissionais treinados que ministram cursos, treinamentos e palestras em todo o Brasil. Ana Elisa Moreira também acaba de receber uma premiação pelo trabalho de mestrado realizado o ano passado, que mostra que a comunicação oral dos operadores de telemarketing tem impacto direto relacionamento cliente-empresa. “Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho minucioso. Pois este estudo reforça a necessidade de orientação e treinamento desses operadores sobre como comunicar-se melhor com os clientes para construir uma imagem positiva dos serviços prestados”, conclui Ana Elisa.
Para quem está pensando em ingressar na profissão, a fonoaudióloga, dá algumas dicas: “Eu sou completamente apaixonada pela Fonoaudiologia. Há trabalhos belíssimos sendo realizados por colegas de profissão com desenvolvimento infantil, como também há um campo muito promissor no âmbito corporativo e empresarial. A carreira é nova, e vejo que ela está cada vez mais promissora. Aos futuros colegas, que optarem por este caminho, creio que terão uma linda trajetória a percorrer”, conclui Ana.
Do outro lado
Tatiana Franco é uma fonoaudióloga que trabalha com o oposto de Ana Elisa. Especializada em Voz, ela atua há mais de oito anos com fonoterapia. A fonoterapia compreende todas as terapias relacionadas aos problemas neurológicos para a reabilitação da fala, voz, e outras funções da musculatura vocal.
“Meu dia-a-dia são com os pacientes que por alguns motivos perderam a fala, ou têm problemas com a deglutição, que é a capacidade que temos de engolir alimentos. Geralmente são crianças que já nasceram com problemas neurológicos, ou adultos que sofreram algum tipo de acidente. Dependendo da lesão cerebral, conseguimos uma recuperação quase que total do paciente”, afirma Tatiana.
Para Tatiana, o profissional de fonoaudiologia tem de se especializar cada vez mais. Pois, assim ele consegue ter um retorno de sucesso em sua carreira mais rapidamente. “Antigamente, nós éramos considerados como profissionais totalmente genéricos, que sabiam fazer um pouco de tudo. Hoje, percebo que estamos cada vez mais especialistas numa determinada área. Há tratamentos e patologias muito específicas, que somente um fonoaudiólogo especializado pode atuar”, afirma Tatiana.
Segundo ela, a fonoaudiologia é uma carreira altamente promissora, com várias possibilidades de trabalho. Justamente por ainda não ser uma profissão totalmente reconhecida como deveria ser. “Há pessoas que acham que estes tratamentos são para pessoas com um poder aquisitivo maior, o que não é verdade. Logo, vejo que há ainda muita informação a ser explorada e uma amplitude de conhecimentos sobre nós que não chegaram ainda à sociedade. Contudo, nossa área tende a crescer cada vez mais nos próximos anos”, conclui Tatiana, que também ministra cursos e palestras de fonoterapia em São Paulo.

No comments:

Post a Comment