Wednesday, February 22, 2012

A escolha do tamanho do aparelho auditivo depende basicamente de três fatores: tamanho do canal auditivo, grau da perda auditiva e preferência pessoal. Esses fatores relacionam-se e dependem muito um do outro.
 
Para compreendermos melhor o fator tamanho do canal auditivo, é necessário sabermos como é um aparelho auditivo internamente e como é realizada sua confecção.
 

O aparelho auditivo é um sistema de amplificação sonora que possui basicamente três componentes: amplificador, receptor e microfone. Nos aparelhos que se inserem dentro do canal esses componentes possuem no mínimo o tamanho de um grão de feijão. Todos devem ser inseridos em uma cápsula. Essa cápsula é confeccionada em material acrílico e, é feita a partir de um pré-molde da orelha. O pré-molde é uma cópia fiel da anatomia da orelha do indivíduo conseguida através da inserção de uma massa específica para moldagem no conduto auditivo. Para a colocação de todos os componentes dentro desta cápsula é necessário que o canal auditivo tenha um diâmetro considerável e não possua curvas muito acentuadas, pois esses componentes não são maleáveis e precisam de espaço entre si, para um bom funcionamento. Podemos dizer que o tamanho do aparelho é proporcional ao diâmetro e comprimento do canal auditivo.
 
A perda auditiva também influi no tamanho do aparelho. Mesmo com o avanço da microtecnologia, pessoas portadoras de perda auditiva profunda ainda não podem ser beneficiadas com aparelhos auditivos totalmente dentro da orelha.  Isto por que quanto menor o tamanho do aparelho, menor será sua potência. Mas sabemos que cada caso é um caso e, antes de mais nada, deve-se realizar uma avaliação para a confirmação do tipo de perda auditiva e, posteriormente um teste de prótese para análise de qual aparelho se adaptará melhor ao caso.
 
A preferência pessoal sempre é levada em consideração. O profissional habilitado para testar o aparelho tentará adaptar no paciente um aparelho que seja o mais discreto possível, mas que também possua a potência adequada para suprir sua perda auditiva.
 
Nem sempre o modelo mais adequado em termos de potência sonora terá o tamanho que gostaríamos ou que havíamos imaginado. Mas vale lembrar que o primordial é levarmos em consideração os benefícios que esse aparelho irá nos trazer. Por isso devemos ter bom senso para escolher o aparelho que nos trará uma qualidade sonora melhor independente de seu tamanho. O tamanho do aparelho passará despercebido quando compararmos com a melhora na qualidade de vida que irá nos proporcionar.




No comments:

Post a Comment