Saturday, January 14, 2012

Como saber qual o melhor Aparelho Auditivo para o meu caso?

A escolha do aparelho auditivo ideal deve ser sempre feita por um fonoaudiólogo, mas como os termos técnicos são desconhecidos dos usuários e os fabricantes de aparelhos auditivos usam inúmeras descrições para seus recursos, vale algumas dicas para que você esteja mais bem orientado e não venha errar na escolha.

Dica 1 . Não economize
Invista o melhor que puder na compra de um aparelho auditivo, pois ele será utilizado durante o dia todo e influenciará na sua qualidade de vida e na forma como você escutará o mundo.
Na compra do aparelho auditivo, tenha em mente que existem varias categorias tecnológicas disponíveis e quanto maior o valor do aparelho, mais recursos tecnológicos ele terá, e estes recursos são os diferenciais para que você tenha uma boa audição. Hoje em dia os aparelhos também são escolhidos pelo estilo de vida do usuário, quanto mais atividades sociais o usuário precise fazer, como trabalho, estudos, reuniões, falar ao celular, entre outras, mais recursos tecnológicos são indicados para satisfazer as expectativas auditivas nestas situações. Invista o melhor que puder na compra dos aparelhos auditivos e saiba se o aparelho auditivo é compatível com seu estilo de vida. Lembre-se que ouvir bem é ter qualidade de vida.

Dica 2. Verifique se o aparelho está dentro da sua condição de manuseio
Caso tenha dificuldades manuais, escolha modelos maiores, os quais usam pilhas de tamanho mais avantajado e de preferência aparelhos automáticos ou de controles fixos onde o usuário só tenha o trabalho de colocar a pilha e colocar o aparelho no ouvido.
Mas, se for possível usar modelos pequenos, não tenha medo. Indiferente do tamanho, o que vale no aparelho auditivo é a tecnologia, o tamanho de um aparelho auditivo não mostra isto. Antes de comprar aparelhos auditivos saiba as vantagens e recursos do produto.

Dica 3. Aparelhos digitais são melhores do que os analógicos
A inovação digital trouxe uma gama de possibilidades no tratamento do som, pois os aparelhos digitais processam o som convertido em forma de dígitos e podem filtrar e alterar o som conforme a necessidade do ambiente ou gosto do usuário, deixando as limitações da tecnologia analógica muito para trás.
Não tenha duvidas, o aparelho auditivo digital é melhor.

Dica 4. Existem vários níveis tecnológicos de aparelhos digitais, cuidado!
Quando você fizer uma pesquisa para comprar aparelhos auditivos não compare apenas preço, você pode estar comparando dois produtos de níveis tecnológicos diferentes e comprando o mais barato pensando que esta fazendo um bom negócio.
Nos Aparelhos Auditivos, como em um computador, a parte externa não mostra o que está por dentro.
Lembre-se que os recursos tecnológicos melhoram a audição, existe atualmente aparelhos digitais de todas as categorias de preço desde aparelhos auditivos regulados por ( trimers )mini chaves de fenda, até aparelhos automáticos com funções que imitam a orelha real e podem possuir acessórios de conectividade wireless e bluetooth, além de ter uma definição de áudio muito precisa para ajustar a suas preferências auditivas.
Prefira sempre modelos programáveis por computador ou automáticos que são mais modernos e permitem uma equalização sonora muito mais precisa.

Dica 5. Não compre aparelhos auditivos em locais que aceitam aparelhos usados como parte de pagamento ou que não lhe mostram materiais do fabricante que comprove os benefícios dos aparelhos
Aparelho auditivo usado não tem valor, não se engane! Se pagarem algo pelo seu aparelho antigo, mesmo que em forma de desconto, provavelmente você estará comprando um aparelho recondicionado e com a vida útil comprometida e se incomodará em breve.
Exija sempre a nota fiscal, pois ela lhe garante a procedência do produto e também mantém seus direitos de consumidor.
Sempre confira se o aparelho auditivo que está sendo comprado tem realmente as características prometidas no orçamento.

Dica 6. Perceba a credibilidade, a estrutura da loja e o conhecimento de quem lhe atende. Faça perguntas e não aceite um atendimento superficial
Empresas sérias se preparam para atender o cliente, dispõem de boa estrutura e bons profissionais. Lugares com a famosa mesinha antiga e uma linha telefônica com uma pessoa sem conhecimento para atender não são recomendáveis nem que o valor seja muito menor.
Pergunte ao profissional as vantagens que os aparelhos auditivos oferecem e não aceite apenas nomes bonitos. Você veio procurar soluções para melhorara a sua qualidade de vida.

Devo usar um ou dois aparelhos auditivos?

O uso bilateral é o mais comum, a maioria das pessoas que precisam de aparelhos auditivos tem perda auditiva em ambas as orelhas, nestes casos o ideal é usar dois aparelhos auditivos.

A perda auditiva em uma orelha é mais rara, porem quando é o caso apenas um aparelho auditivo é indicado.
Quando se tem perda bilateral usar dois aparelhos só acrescentam benefícios para os usuários, tais como;

- facilidade em distinguir a localização da fonte sonora.

- Melhora significativa de entendimento de fala em ambientes ruidosos.

- Maior facilidade de entender conversas.

- Maior nitidez sonora e melhoria do campo de audição.

- Audição sem esforços.

-Ajuda a manter as duas orelhas ativas.

- Permite identificar melhor os diferentes tipos de sons.



No comments:

Post a Comment