Wednesday, January 25, 2012

Stress, Zumbido e Perda Auditiva

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a perda auditiva será em breve uma das doenças incapacitantes mais frequente no mundo. Investigadores estão a tentar perceber a origem deste problema e começam a chegar a conclusões que nos podem surpreender

Em muitos países industrializados, os casos sobre o aumento da perda auditiva são alarmantes.Com tantas maneiras diferentes de aceder a cuidados de saúde nos países desenvolvidos, é chocante ver algo tão simples, como a habilidade de ouvir, afetado de forma tão negativa. Em alguns países, dificuldades com a audição são relatados em mais de 30% dos seus cidadãos. As queixas mais comuns que o relatório apresenta são que os cidadãos estão reclamando de zumbido nos ouvidos e de perda de audição.



Conectando Perda Auditiva e Stress


Tendo em vista que houve um grande número de pessoas relatando perda auditiva e zumbido , pesquisadores começaram a procurar razões para esta tendência que está ocorrendo. Uma idéia científica foi que a perda auditiva também tivesse correlacionado a partir do stress, problema também relatado com maior freqüência em países desenvolvidos. Para encontrar uma ligação entre os dois, os cientistas começaram a explorar as possibilidades de que os fatores de stress pudessem levar a perda auditiva e zumbido nos ouvidos.



Estudar Saúde Auditiva

 
Buscando uma relação comprovada entre audição e stress foi realizada na Suécia, pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, uma pesquisa com cerca de um milhão de pessoas. Os pesquisadores desenvolveram um questionário para os participantes da pesquisa, com 120 perguntas no qual eles deveriam relatar sobre certos agentes de stress. Entre eles estavam incluídas o estilo de vida do paciente: Psicossocial Ambiente de Trabalho; Ambiente físico de trabalho; Estilo de Vida; Saúde Física e Saúde Mental.
 Além de perguntas sobre fatores de força do estilo de vida o trabalho ea casa, os entrevistados também responderam a três perguntas sobre a sua saúde auditiva. Essas três perguntas específicas sobre o zumbido (zumbido nos ouvidos) e a capacidade de ouvir conversas normais.

 
Resultados do Estudo Perda Auditiva
 Há uma relação linear existente entre certos fatores de stress e saúde auditiva. O que isto significa é que os entrevistados que relataram mais stress, especialmente relacionados com pouco sono e problemas de saúde, também tiveram mais queixas de zumbido e perda auditiva . Homens e mulheres mostraram resultados semelhantes, e quando se considera o estado de saúde, tanto homens como mulheres relataram que a perda auditiva parecia pior quando estes perceberam seu baixo estado de saúde.
 O stress no trabalho também foi correlacionada com a saúde auditiva. Quanto mais estressado entrevistados relataram que sentem do trabalho, mais eles se queixaram da perda auditiva e zumbido. É sabido que o estresse causa problemas de saúde, tais como diminuição da capacidade de combater infecções e aumento na chance de desenvolver doenças cardíacas, mas at este estudo não havia nada publicado fazendo uma clara associação com a audição e stress.

 
É o stress, afeta minha capacidade auditiva?

 
Depois de ler este relatório, você pode estar se perguntando se o seu próprio estilo de vida pode afetar sua saúde auditiva. A melhor maneira de avaliar sua capacidade auditiva é visitar um audiologista licenciado ou especialista em aparelhos auditivos para um exame de audição. Uma vez detectado qualquer problema relacionado à audição, você deve buscar e debater formas de diminuir o stress na sua vida diária.





No comments:

Post a Comment