Tuesday, January 17, 2012

Problemas de audição em crianças.

As crianças vão passar por um ou alguns dos problemas auditivos mais comuns, sendo o mais comum a otite média, uma doença da orelha média. A seguir, debatemos algumas causas dos problemas auditivos mais comuns. Para obter mais informações ou caso você possua alguma dúvida, consulte o médico ou profissional de saúde auditiva do seu filho.



Alguns problemas de audição comuns em crianças

Cera (cerume)
A cera no canal auditivo pode agir como um tampão auricular, impedindo as ondas sonoras de atingir o tímpano. Gotas de um líquido que amoleça a cera podem ajudar. A cera amolecida pode sair espontaneamente pelo canal, é possível irrigar o canal para que ela saia ou um médico, profissional de saúde auditiva ou outra pessoa treinada pode removê-la. Os pais nunca devem utilizar hastes flexíveis para tentar remover a cera. A haste flexível pode na verdade empurrar a cera mais fundo no canal ou até mesmo furar o tímpano.
Objetos estranhos
Os pais devem ter cuidado para as crianças não colocarem pequenos objetos no ouvido, tais como miçangas ou comida.
Pode-se romper o tímpano ou impedir o som. O canal auditivo pode ficar inflamado se o revestimento da superfície for danificado pelo objeto.
Otite externa
Outra condição comum que afeta o canal auditivo externo é a otite externa. Esta infecção do canal auditivo externo pode ser dolorosa e causar o fechamento do canal pelo inchaço, resultando em uma perda auditiva temporária. Normalmente, é infecção bacteriana que se desenvolve no canal auditivo que fica molhado após o banho ou a natação.

Otite média

Essa é a causa mais comum de perda auditiva condutiva em crianças. Otite média (serosa) é um termo comum utilizado para descrever uma variedade de condições que afetam a orelha média. Mais de 85% das crianças terão pelo menos uma infecção auditiva na infância. Na verdade, entre as razões de consulta ao médico, as infecções auditivas só são superadas por verificações de rotina em bebês saudáveis.

Existem várias formas e causas para a otite média. O fator mais frequente é a infecção das adenóides, que hospedam uma bactéria, ou a obstrução da trompa de Eustáquio, que conecta a orelha média à parte posterior do nariz (nasofaringe). Mais sobre a otite média.

Perda auditiva neurossensorial permanente

Se houver um problema na orelha interna, ele causará uma perda auditiva neurossensorial. A perda auditiva neurossensorial em crianças pode ocorrer por certas infecções antes do parto, pela falta de oxigênio durante o parto ou por causas genéticas. A perda auditiva neurosssensorial normalmente não pode ser curada com remédios ou cirurgia, mas os aparelhos auditivos podem ajudar na maioria dos casos. Atualmente, existe uma ampla gama de opções disponível.
Se você está preocupado que o seu filho possa ter um dos problemas citados acima, procure imediatamente a orientação de um médico especializado.



No comments:

Post a Comment