Thursday, March 29, 2012

Problemas de audição comprometem aprendizado


Problemas de audição comprometem aprendizado

Segundo estudo, a cada mil nascimentos, três crianças apresentam algum comprometimento da audição. O cuidado com a saúde auditiva não costuma fazer parte do check up de rotina, mas as estatísticas provam que os ouvidos estão cada vez mais expostos a ruídos nocivos. 

Os pais devem se atentar a alguns detalhes para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos em relação ao  ato de ouvir dos bebês. Caso seja detectado algum comportamento diferenciado, o tratamento deve ser imediato. 

O primeiro passo, após dialogar com o seu pediatra, é o encaminhamento para o otorrinolaringologista, médico responsável pela identificação de perda de audição. Após a consulta, a criança deve realizar exames solicitados para avaliação e, caso seja necessário, deve ser encaminhada para um fonoaudiólogo para tratamento adequado.

Talita Donini, fonoaudióloga da Phonak, empresa especializada em tratamento para deficiência auditiva, alerta: “Não escutar bem pode se tornar um problema grave, pois compromete o desenvolvimento da linguagem”.


Como identificar possíveis problemas de audição em casa? 

Confira os alertas da fonoaudióloga Talita Donini:


- a criança não reage a barulhos fortes
- não atende quando é chamado pelo nome
- pede para aumentar o som da TV, computador ou telefone com frequência
- dificuldade em manter a atenção
- parece irritada e dificilmente faz vínculos com outras crianças
- prefere brincar sozinha
- dificuldade na alfabetização
- troca de fonemas na escrita
- dificuldade de aprendizado em geral



No comments:

Post a Comment